EVENTOS
Eventos Públicos, Abertos e Fechados.
Existe 3 (três) tipos de classificação de eventos do Coven: público, aberto e fechado.
1. Evento Público
São eventos abertos para o público. Qualquer pessoal pode participar e que seja convidado de confiança que alguém de dentro do Coven convidou. Abrimos apenas a celebração dos Sabás aos amigos e familiares.
2. Evento Aberto
São eventos aberto para os Neófitos e membros acima dessa posição (Dedicantes, Iniciados e Elders).
3. Evento Fechado
São eventos aberto somente para os Iniciados e membros acima dessa posição (Elders) ou salvo sob convocação.
02/FEV
Festival da Matrona da TFMA
Deusa Celta Brigith
IMBOLC
O Imbolc, Imbolg ou Oilmec é um festival gaélico que marca o início da primavera. É comumente realizado nos primeiros dias de fevereiro ou a meio caminho entre o solstício de inverno e o equinócio de primavera. Historicamente, o festival de Imbolc foi observado na Irlanda, Escócia e Ilha de Man.
21/JUN
LITHA
Litha marca o primeiro dia do verão e se situa entre Erelitha e Afterlitha no calendário germânico antigo e um dos oito sabás neopagãos. O termo é usado especialmente no calendário Asatru.
Ocorre por volta de 21 de junho em Manaus.
É o momento em que o poder do Sol chega ao seu ápice e as flores, folhagens e a relva encontram-se abundantemente floridos e verdes. Muitos dos círculos de pedra, como o Stonehenge, e dos monumentos pré-celtas estão alinhados com o nascer do Sol.
Após a união da Deusa e do Deus em Beltane, o Deus está adulto, um homem formado, e tornou-se pai - dos grãos. Em sua plenitude, ele traz o calor do verão e a promessa total de fertilização com o sucesso do enlace feita com a Deusa. Sendo o auge do Deus, também prenuncia o seu declínio, nesse momento o Deus, após cumprir a sua função de fertilizador, dá seu último beijo em sua amada e caminha ao país do Verão (Outro Mundo), utilizando o Barco da Morte para morrer em Samhain. Em algumas tradições festeja-se a despedida do reinado do Deus do Carvalho (Senhor do Ano Crescente) e o início do reinado do Deus do Azevinho (Senhor do Ano Decrescente) que durará até Yule.
21/MAR
OSTARA
Ostara Está relacionada com festividades que se celebram durante o equinócio de primavera. A celebração tem forte relação com outras celebrações pagãs.
Ostara é o primeiro dia da Primavera, ocorre cerca de 21 de Março em Manaus. O inicio da primavera marca também a volta do Sol e uma época do ano em que dia e noite tem a mesma duração depois do inverno.
02/AGO
LUGHNASSADH
O Sabbat Lughnasadh, pronunciado Lúnasa, também conhecido como Sabbat Lammas, é comemorado, na Roda do Ano, com as colheitas. É neste período que toda a abundância da Terra está à disposição de todos. É dito que o Deus Lugh, filho do Sol, se sacrifica pelo bem das pessoas e fortalece os grãos para que sejam colhidos. Os grãos colhidos, principalmente o trigo, desta época são usados para a produção de pães. O pão, como sendo símbolo do corpo do filho de Deus nas religiões cristãs, provavelmente teve sua inspiração aqui.
01/MAI
BELTANE
Beltane, Beltain ou Bealtaine é um festival celta, ainda comemorado nos dias atuais, reconhecido nas comemorações da Festa da Primavera, mas que originalmente marcava o início do Verão. É celebrado a 1 de Maio. O Beltane é o mais alegre dos festivais celtas, onde os participantes dançam, e se alegram nas voltas da fogueira.
Oposto ao festival Samhain, o Beltane é um festival da fertilidade, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, a fertilidade da terra e os fogos do deus celta Belenos, e toda sua energia e luz.
Durante o festival, eram acesas fogueiras nos topos dos montes e lugares considerados sagrados, sendo um ritual importante nas terras celtas. E como tradição, as pessoas queimavam oferendas como, por exemplo, totens para que o poder do fogo fosse passado ao rebanho e, pulavam as fogueiras para que se enchessem das mesmas energias poderosas.
Representa o início do Verão e marca a morte do Inverno, sendo comemorado com danças e banquetes. Em Portugal, a Festa das Maias é um vestígio desse festival celta.
21/SET
MABON
Equinócio de Outono – A segunda colheita.
Mabon é o segundo dos três Sabbats da colheita.
A Deusa esta agora fortemente impregnada pela energia do Sol, que a cada dia parte mais rápido para o País de Verão. Conforme o poder dela diminui, a Deusa lamenta sua partida, mas ela sabe que o poder do Deus retornará à Terra em Yule. a Deusa e o Deus são honrados através de novas oferendas da segunda colheita. é o momento de agradecer pelas abundantes colheitas e o maravilhoso ano de aprendizado e lições oferecidas.
Mabon é um período positivo para honrar os Ancestrais e o Espírito da Terra.
Os temas desse Sabbat é o equilibrio e ação de graças. é tempo de dar graças pelos frutos colhidos, e a Deusa é a Senhora de Abundância cuja colheita nos sustentará pelos meses escuros do Inverno, assim como refletir sobre nós mesmos, sobre o equilíbrio da escuridão e da luz e se esforçar para manter o equilíbrio interno.